terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ALIMENTAÇÃO PARA CAIR NA FOLIA



Primeiro passo de todo folião: HIDRATAÇÃO. Beber muita água, água de coco, sucos de frutas e chás naturais gelados como de camomila, erva-doce e hortelã é a recomendação principal para aguentar o tranco. Os mais animadinhos podem apostar ainda em bebidas isotônicas ou repositores hidroeletrolíticos que repõem sódio, potássio e carboidratos no organismo (mas cuidado se você for hipertenso, estas bebidas vem com grandes concentrações de sódio e potássio). Evite líquidos diuréticos como mate e ice tea, que não auxiliam na hidratação adequada do corpo, bem como refrigerantes, que contêm excesso de açúcar e corantes artificiais. Bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, também são grandes vilãs da saúde na folia. Mais do que nunca vale a máxima "beba com moderação". 

Antes de sair de casa para cair na folia, capriche na alimentação. Legumes e verduras, que contêm vitaminas, minerais, água e fibras, devem fazer parte do almoço e do jantar, bem como as frutas (de sobremesa). As massas (ainda mais se forem integrais) também são recomendadas por serem fonte de energia, que por sinal é bastante necessária para pular Carnaval. Mas atenção: nada de molhos gordurosos à base de creme de leite, maionese e queijos amarelos. Os grãos também podem ir para o prato, como o feijão e a ervilha. Para completar, proteínas magras (frango sem pele ou peixe cozidos ou grelhados com pouco óleo). Um boa pedida também são: clara de ovo, queijos brancos e proteína da soja. Evite os pratos gordurosos e pesados, tipo feijoada, carne suína e rabada, uma vez que são de digestão mais lenta. Picolé de fruta ajuda também a refrescar, escolha opções como tangerina, abacaxi, goiaba, manga, etc (cuidado com o sabor de limão que ao sol pode manchar suas mãos). Ou um copo de açaí para dar aquele gás!!

Entre um sambinha e outro, não se esqueça, além de ingerir bastante líquido, de fazer um lanchinho leve(pelo menos de 3 em 3 horas ou em um intervalo não muito maior que 5h, pois isso evita a queda da glicose e da pressão). Boas opções são sanduíche de blanquet de peru com queijo do tipo minas, ricota ou cream cheese no pão integral, frutas (in natura ou desidratadas) e barrinhas de cereal. Agora, é só curtir a folia e vamos com muito samba no pé!!Bom carnaval!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário