sábado, 1 de junho de 2013

O MAL DO SÉCULO: DEPRESSÃO E A ALIMENTAÇÃO QUE AJUDA







Muitos pacientes que atendo sempre acabam comentando de problemas como separação, doença de filhos ou entes queridos, ou sofreram alguma perda de ente querido. Ou até mesmo situações de stress como briga com o marido ou o chefe é um chato....Bom são inúmeros os casos...Ah tem também a ansiedade por conta do vestibular ou o concurso público que se vai prestar... “O psicológico anda junto com o que se come”, e acaba influenciando. As mulheres em especial sabem o que estou falando. Quem nunca ao final da tarde se pegou comendo chocolate...Mas o por que, dessa ansiedade, depressão ou compulsão? Temos hormônios que são diminuídos ou aumentados em determinada hora do dia. Mas em especial, em se tratando da alimentação, na consulta quando se é detectado algum destes casos acima, a minha experiência como nutricionista é o tratamento com a reeducação alimentar acompanhado de florais, dando um ótimo resultado. Sem falar que os florais não tem contraindicação e podem ser administrados a qualquer idade. É importante também colocar que alguns casos são imprescindíveis o acompanhamento do nutricionista juntamente com o psicólogo. Não deixe que a sua dor ou ansiedade ou compulsão acabe trazendo doenças como a obesidade, entre outras. Veja alguns alimentos que não podem faltar no seu prato, e procure um profissional nutricionista para a prescrição de floral que deve ser individualizada.
Estes são alguns alimentos e seus nutrientes importantes para depressão, mas procure orientação para uma reeducação alimentar com nutricionista (alimentos para pessoa saldável sem nenhum tipo de doença):
- Castanha do pará, nozes e amêndoas (selênio)
- Maçã e laranja (ácido fólico)
- Banana e abacate (por causa do potássio, magnésio e vitamina B6)
- Mel – ajuda na produção de serotonina e dá bem estar
- Ovo: contém Tiamina e niacina (ajudam a melhorar o humor)
- Carnes magras e peixe (triptofano)
- Pães integrais, aveia, vegetais verde escuro e soja
- Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina, limão – são conhecidos como agentes do bom humor. Toda estas frutas são ricas em triptofano e aminoácidos que ajudam a produção da serotonina que ajuda no humor.
- Leite quente ao dormir (e alimentos fontes de cálcio – iogurte, queijos magros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário