segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS COM MODERAÇÃO

DESEJO A TODOS OS PACIENTES, AMIGOS, OUVINTES DA RÁDIO DO COMÉRCIO (PROGRAMA DA CLÁUDIA MOURA), OUVINTES DA RÁDIO SUL FLUMINENSE (PROGRAMA DO JOSÉ LUIZ DIAS) UM EXCELENTE NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

MUITAS REALIZAÇÕES, SAÚDE, PAZ, AMOR E MODERAÇÃO NAS FESTAS! E AOS QUE EXAGERAREM ESTAREI RETOMANDO OS ATENDIMENTOS NO CONSULTÓRIO NO DIA 21 DE JANEIRO DE 2013!!É só entrar em contato (24) 9819-2303  SAÚDE A TODOS! FIQUEM COM DEUS E QUE 2013 POSSA SER ILUMINADO!!

LENTILHA NO FIM DE ANO, CONFIRA AS VANTAGENS


Fim de ano chegando, e muitas guloseimas nas festas de fim de ano. Castanhas, nozes e um alimento que encontramos muito nesta época a LENTILHA. Tanto o feijão quanto a lentilha são alimentos ricos em nutrientes e completos para o bom funcionamento do organismo.
Mas há algumas diferenças entre ambos, veja:

Calorias – o feijão oferece mais, são 151 contra 116 da lentilha
 Fibras – ideal para o intestino a lentilha possui 7,9 gramas, já o feijão 5,5 gramas
Fósforo – o mineral que dá forças aos ossos aparece mais na lentilha com 180 miligramas, enquanto o feijão contém 109
Ácido Fólico  perfeito para a proteção do feto, concentra-se mais na lentilha 181 microgramas. No feijão não excede de 48
Selênio  antioxidante está mais presente no feijão 5,7 microgramas contra 2,8
Proteínas – A lentilha possui mais proteínas 9 gramas, e o feijão 5,54
Magnésio – O feijão com 43 miligramas fornece mais desse mineral, que acaba com a irritabilidade, já a lentilha soma 36.

Sendo assim temos mais este alimento muito rico em nutrientes e muito utilizado nas festividades. Vamos aproveitar o seu consumo!!!Aproveito a todos para desejar um excelente natal e um Ano de 2013 repleto de realizações. Boas festas com moderação!!!E muita saúde a todos!!

sábado, 24 de novembro de 2012

PELE BRONZEADA E ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA



Com esse sol todo, (mesmo em que alguns dias ainda caia uma chuvinha), a temperatura parece que está ainda mais quente, ou pelo menos ficamos mais incomodados com tanto calor. O fim do ano chegando, férias, praia, um pulo para o carnaval chegar...E, preciso melhorar o meu bronzeado! Bom temos que começar com a hidratação. Beber água é fundamental, e mais importante ainda esse consumo em crianças e idosos. Para quem não gosta de beber água “pura”, vale pingar umas gotinhas de limão, usar chá gelado, suco de frutas ou até mesmo a água de coco. Os alimentos devem ser mais leves de fácil digestão. Evite frituras e carnes gordas. Procure usar carnes grelhadas, faladas, e uma boa dica é usar semente de linhaça ou quinua na salada. São importantes alimentos fontes de ômega 3 e proteína (respectivamente). Agora para melhorar o bronzeado procure tomar sol antes das 10h da manhã ou após 16h da tarde, passe protetor solar, principalmente no rosto e abuse de sucos como nas sugestões que se seguem (não esqueça de higienizar os legumes e frutas). SUGESTÕES DE SUCOS PARA MELHORAR O BRONZEADO: (Escolha seu predileto e prepare seu suco) RECEITA 1) 3 cenouras médias, 1 florete de brócolis, meia beterraba e 400ml de água. (bata os ingredientes no liquidificador); RECEITA 2) 1 limão, 1/3 de abacaxi picado, meia fatia fina de mamão, 1 folha de hortelã, meia cenoura pequena, 450ml de água cubos de gelo, açúcar ou adoçante e folhas de erva-cidreira a gosto.(bata o suco do limão com os outros ingredientes coe e sirva gelado); RECEITA 3) 1 copo pequeno de suco de laranja 1/2 beterraba crua e 1 cenoura média (bata tudo no liquidificador); RECEITA 4: 1/2 beterraba 1/2 cenoura 1/2 maçã 1 col. (sopa) de salsinha 100 ml de água-de-coco. (bata tudo no liquidificador). Saboreie esses deliciosos sucos, refresque-se e saia bronzeada!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DO DIABETES


 DICAS SOBRE ESTE DIA TÃO IMPORTANTE VOCÊ CONFERE NA ENTREVISTA NA TV RIO SUL: ACESSE O LINCK: http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/18_289509.asp

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

GERGELIM:APRENDA RECEITAS




VOCÊ JÁ USOU O GERGELIM? ALGUNS PÃES, POSSUEM COMO DECORAÇÃO...MAS VEJA ALGUNS BENEFÍCIOS E 2 RECEITAS SABOROSAS:
- Rica fonte de proteínas e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e selênio;
- Rica em ácidos graxos insaturados com destaque para o ácido oléico (47%) e linoléico (41%);
- Rica em antioxidantes como o sesamol, sesamina, sesamolina e gama tocoferol;
- Rica em proteínas (39,7%)
- Alto conteúdo de fibra;
- A introdução do gergelim na dieta dos diabéticos melhora o controle glicêmico.

RECEITAS:
Pasta de Gergelim Caseira (Tahine)
Ingredientes:
- 1/2 xícara de chá de sementes brancas de gergelim
- 1 colher de café de sal marinho
- água morna o quanto baste para ficar um creme
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim

Modo de preparo:
- Triture as sementes de gergelim com o óleo em um processador e vá adicionando a água até que fique macio.

Dica: use como base para preparar pastas que usam tahine. 


_________________________________________________________
Molho para salada de gergelim com hortelã
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de gergelim (branco ou preto ou metade de cada)
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva
- 3 colheres de  sopa de tahine
- suco de 2 limões
- ½ xícara de de chá de água
- 1 dente de alho
- 1 xícara de chá de hortelã
- 1 colher de chá de sal marinho ou o quanto baste

Modo de Preparo: 
- Bata no liquidificador o azeite de oliva, o tahine, o suco de limão, o alho e a água. Bata até obter um creme.
- Junte a hortelã e o sal e bata rapidamente.
- Despeje em uma molheira e use a vontade sobre todos os tipos de saladas. 


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ASSIM COMO A LINHAÇA A CHIA É RICA EM ÔMEGA 3 E FAZ BEM AO CORAÇÃO


A chia é a semente da planta Salvia hispanica, da mesma família da hortelã. Ela é originária do México e, antigamente, fazia parte da dieta asteca. Hoje, ajuda você a cumprir sua cota diária de fibras, além de contribuir para a saúde cardíaca e turbinar seu humor. A chia é rica em fibras, ajuda na função gastrointestinal e também no emagrecimento (já que causa uma sensação de saciedade). Outros alimentos que também ajudam na saciedade e também são fontes de fibra são a semente de linhaça e a aveia. Todas também ajudando na melhora da função intestinal. A chia tem ainda antioxidantes, cálcio, magnésio e ferro e possui 15 vezes mais magnésio do que os brócolis, seis vezes mais cálcio do que o leite integral, cerca de nove vezes a quantidade de ômega 3 do salmão verdadeiro, quase três vezes mais ferro do que o espinafre, além de ter mais fibras do que a linhaça e mais proteína do que a soja".É indicada para qualquer pessoa, apenas aos que possuem síndrome do intestino irritável não podem utilizar. Sugestão de uso da chia, semente de linhaça ou aveia é adicionar a sucos, iogurtes, nas frutas ou no bolo. Usar 2 colheres de sopa ao dia. E sempre intercalando entre as 3 (chia, semente de linhaça e aveia) para evitar a monotonia alimentar.

sábado, 27 de outubro de 2012

RECEITA DE SALADA COM GRÃO DE BICO E IOGURTE



Bom dia...a pedidos segue receita divulgada no último programa de Rádio, da Rádio do Comércio - Barra Mansa - RJ do dia 25/10, no Programa da Cláudia Moura:

INGREDIENTES:

1/2 xícara (chá) de grão de bico
sal a gosto (tente não exagerar)
1 cenoura média
1 beterraba
1/2 pé de alface pequeno
1 pote de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de hortelã fresca
1/2 colher de chá de pimenta calabresa
1 colher de chá de azeite de oliva

MODO DE PREPARO:

Cozinhe o grão de bico em água temperada com o sal, durante aproximadamente 10 minutos após início da fervura.
Rale a cenoura e a beterraba (já higienizadas). Corte a alface em tiras e reserve tudo. Bata no liquidificador o iogurte natural desnatado, a hortelã, a pimenta calabresa e o azeite de oliva.
Em uma saladeira, arrume a alface em camadas, a cenoura, a beterraba e o grão de bico. No momento de servir, coloque o molho de iogurte natural sobre a salada ou sirva-o em uma molheira.

OBS: pode ser modificado como na foto utilizando outras opções como tomate cereja, manga em tirinhas e alface roxa!!!Aproveiteeee!!!

bom apetite!!!

sábado, 13 de outubro de 2012

DICAS PARA PERDA DE PESO

Veja a entrevista da TV Rio Sul do dia 11 de outubro - O tema é obesidade e tem dicas para você!!Acesse:

(a foto é ilustrativa, acesse o vídeo no site abaixo).

http://riosulnet.globo.com/web/page/videos_detalhe.asp?cod=14406

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Banana verde e biomassa de banana verde emagrece!!!Veja receita




 A banana verde é excelente para perder a barriguinha. Os benefícios são excelentes, tanto nutricionistas criaram um purê chamado de BIOMASSA DE BANANA VERDE (SEGUE RECEITA).

 
A biomassa, substância feita do amido de banana verde, retarda a digestão dos alimentos e auxilia a saciar a fome. O amido chega até o instestino nutrindo as bactérias da nossa flora bacteriana normal.
 
O intestino passa a absorver com mais facilidade o cálcio, o magnésio e o zinco, minerais que aceleram o metabolismo corporal.

 

 

Receita de farinha de banana verde ( Embrapa)


Escalde as bananas em água fervente, por dois minutos. Descasque e corte em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Passe em uma máquina de moer ou liquidificador e depois passe em uma peneira fina.

Modo de usar as farinhas de frutas. Se o objetivo é emagrecer, consuma 2 colheres 30 minutos antes do almoço e 30 minutos antes do jantar, para diminuir a fome. Se o objetivo for outro, pode misturar na alimentação.



BIOMASSA DE BANANA VERDE

 

Como não podemos comer a banana verde crua, é necessário produzir o amido resistente, preparando uma receita chamada biomassa.

Primeiro a lave as bem as bananas. Enxágue muito bem, cozinhe a banana na água fervendo, na panela de pressão, na água fervendo. Depois que a panela estiver com pressão, espere dez minutos. Retire a casca e coloque a polpa ainda bem quente no liquidificador. Bata até formar um creme. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia.

A biomassa é a base para diversas receitas. Até de sorvete. É só misturar a massa feita com a banana verde com leite condensado, chocolate em pó e leite. Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer e dá para fazer também vários pratos salgados e ainda misturar a biomassa ao cardápio do nosso dia-a-dia.

Sorvete de Chocolate
Ingredientes:
01 litro de leite
400 gramas de biomassa
01 lata de leite condensado
06 colheres de chocolate em pó


VERSÃO MENOS CALÓRICA:
UTILIZE LEITE DESNATADO, COMPRE A VERSÃO DO LEITE CONDENSADO DIET E O CHOCOLATE PODE SER O DIET OU CACAU EM PÓ!!


Modo de preparo:
Aqueça o leite, acrescente a biomassa, o chocolate e o leite condensado até abrir fervura. Bata no liquidificador e leve ao freezer para congelar. Se quiser um sorvete mais cremoso, bata na batedeira depois de congelado e volte ao freezer.


OBS: A RECOMENDAÇÃO PARA USO DIÁRIO NO EMAGRECIMETO É A FARINHA DE BANANA VERDE, ESTA RECEITA DE SORVETE DEVE SER CONSUMIDA MODERADAMENTE DEVIDO AO SEU VALOR CALÓRICO(NÃO SENDO A FORMULAÇÃO DIET).



 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

JÁ COMEU FRUTA HOJE? SAIBA QUAIS FRUTAS AJUDAM NA PERDA DE PESO




Uma alimentação equilibrada deve ser contemplada e consumida diariamente! Um prato colorido ajuda você na ingestão várias  vitaminas e minerais. Não adianta consumir um tipo só de fruta ou legume. Com al altas temperaturas e o verão chegando uma boa opção são sucos naturais, de preferência sem açúcar. Água de coco é sempre bem vida, pois é um hidroeletrolítico natural (ajuda o organismo a se hidratar e repõe os sais minerais). E as fruta que mais ajudam na perda de peso são: PÊRA (que sendo rica em fibra ajuda a hidratar e dar saciedade). Um estudo publicado no Jornal of Nutrition demonstrou resultados com o consumo de 3 pêras/dia durante 12 semanas foi observado perda de peso.  LARANJA PÊRA OU LARANJA BAHIA (estudos realizados na Califórnia, observaram que pacientes ao consumirem meia laranja antes da refeição, foi observado a perda de peso). BANANA VERDE possui uma substância chamada amido resistente (também encontrada no feijão branco, no macarrão integral, na lentilha e outros alimentos que causa saciedade). Estudos realizados na Califórnia e publicados no Jornal of Obesity observaram que o amido resistente presente na banana verde serve como um indicador para o cérebro que o organismo já está satisfeito. O efeito dele é como se fosse “um hormônio”. Ele promove um peristaltismo (melhora a função do intestino e também pode diminuir a absorção de nutrientes e calorias). A queima de gordura segundo estudos foi de 23% nos pacientes estudados. E na internet possuem varias receitas fáceis de fazer com banana verde. No mais temos de consumir bastantes frutas, com muita diversidade e sem exagerar na quantidade pois mesmo sendo fruta o excesso  engorda! Bom apetite!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ESTRESSE, ENGORDA!!SOCORRO!!!


A PESQUISA:

Altos níveis de cortisol, hormônio liberado durante situações de estresse, podem causar mortes em pessoas que já tenham doenças cardiovasculares, diz um novo estudo feito pela  University na Holanda e publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. A produção de outros hormônios também é afetada pelo estresse. Segundo uma pesquisa feita na Suécia e publicada pela revista científica Diabetic Medicine, homens que passam por altos níveis de estresse podem dobrar os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, aquele em que o organismo é capaz de produzir insulina, mas tem dificuldade de processá-la. Os pesquisadores avaliaram 2.127 homens durante dez anos. No início da pesquisa, os participantes apresentavam níveis normais de glicose. Os exames ainda avaliaram sintomas de estresse, como fadiga, ansiedade, depressão, insônia e apatia. Passados dez anos, os homens passaram pelos mesmos exames, a fim de verificar as taxas de glicose e os níveis de estresse.

O QUE FAZER?

São várias as causas do estresse, que tem como conseqüência um aumento na produção de radicais livres e do cortisol que irá mediar processos inflamatórios e alterar a microbiota (bactérias) intestinais. Os sintomas mais relatados são: dores de cabeça ou tensão, sensação de fadiga, distúrbios gastrointestinais (como indigestão, constipação e diarréia), ansiedade, ganho de peso (obesidade), dificuldades para dormir, queda da libido, dores nas pernas, taquicardia, irregularidade menstrual, infertilidade, queda no sistema imunológico, doenças cardiovasculares, alergias, depressão, perda de peso, câncer, aumento do colesterol, entre outros.


Para minimizar isso tudo é necessário cuidar do  BEM VIVER, como escutar música, assistir um filme, ler um bom livro, uma boa conversa, praticar atividade física, yoga, meditação, terapia, acupuntura, massagens relaxantes, hobbies, ficar com filhos ou amigos ou até mesmo ir a sua igreja e rezar. Se de tudo não der certo, procure acompanhaento com um psicólogo.
OS ALIMENTOS QUE VÃO AJUDAR NESTE MOMENTO PARA CONTROLE DO CORTISOL SÃO:

EVITAR NESTE MOMENTO O EXCESSO DE CAFÉ, CHOCOLATE E BEBIDA ALCOÓLICA.

PROCURE CONSUMIR: PEIXE, SOJA, ARROZ E FOLHOSOS ESCUROS (POSSUEM FOSFATIDILSERINA E FOSFOLIPÍDIO) QUE AJUDAM A CONTROLAR AS TAXAS DE CORTISOL. ABACATE E ALGUMAS OLEAGINOSAS (COMO AS CASTANHAS) TAMBÉM SÃO UMA BOA DICA. VITAMINA C E CHÁ VERDE TAMBÉM ENTRAM NA LISTA.

Lembre-se de procurar um profissional nutricionista para avaliar seu exame de sangue e procure orientação individual. Pois alguns alimentos não são indicados para pessoas que possuam determinada patologia.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

10 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO MELHOR E SAUDÁVEL



1.    Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. Nos lanches procure incluir mais frutas ou sucos naturais. No verão inclua água de coco.
2.    Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3.    Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Os legumes procure lavar bem e comê-los crus. E os folhosos ao refogar utilize metade de uma colher de cafezinho para refogar. EX: A COUVE “BRILHANDO”É SINAL DE MUITO ÓLEO...CORRA DISSO!!E a couve crua é uma delícia...experimente!
4.    Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5.    Consuma diariamente três porções de leite e derivados (nos lanches ou café da manhã) e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! E dê preferência a queijos magros (ricota, cottage, minas light, mussarela) e leites lights, assim como o iogurte se possível utilize também o ligth (pois eles vão ter menor teor de gordura).
6.    Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans. ( O melhor azeite é o de embalagem de vidro que preserva a vitamina E – que é um ótimo antioxidante e evita o envelhecimento precoce).
7.    Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. ( No final de semana e olhe lá...nada de comer novamente o que sobrou da segunda feira) E EVITE ÁGUA, SUCO, OU REFRIGERANTE JUNTO COM A COMIDA... QUALQUER LÍQUIDO DEVE SER INGERIDO 1H ANTES DO ALMOÇO OU JANTAR!!!!
8.    Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
9.    Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. Nunca junto do almoço e jantar (esse intervalo de 1h antes ou depois do almoço ou jantar não prejudica sua digestão e você evita de ficar com fome mais rápido).
10.  Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30  minutos de  atividade física todos os dias ou pelo menos 3 vezes na semana uma caminhada de 1 hora e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. Procure orientação com professor de educação física antes do início da atividade e realize um teste de esforço físico com médico. E cuide-se, qualquer dúvida com alimentação procure um NUTRICIONSITA PARA UM CARDÁPIO INDIVIDUALIZADO E PERSONALIZADO PARA SUAS NECESSIDADES DIÁRIAS.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA E CONTROLE DA OBESIDADE





RAZÃO CINTURA QUADRIL

A razão cintura-quadril (RCQ) é um índice simples e prático para a identificação da distribuição da gordura, podendo ser usado como índice do nível de adiposidade, mas não independente das concentrações de colesterol e pressão sanguínea. O acompanhamento de dieta e reeducação alimentar com Nutricionista é fundamental para a melhora dos valores.
Além disso, independente do nível geral de sobrepeso, a proporção da circunferência cintura-quadril é associada aos níveis diversos de lipídios, lipoproteínas e insulina, sendo por isso considerado como um forte preditor de doença cardíaca coronariana. Esses índices são facilmente reduzidos com controle alimentar e suplementação indicada pelo profissional Nutricionista.
Para a realização das medidas da RCQ, utiliza-se a seguinte padronização: as medidas de circunferências são realizadas na cintura e no quadril, sendo que para a mensuração da cintura, os indivíduos permanecem na posição ortostática, com o abdome relaxado, a fica deverá ficar posicionada no plano horizontal, ao nível natural da cintura, que é a parte mais estreita do tronco. Para as medidas do quadril, os indivíduos continuam na posição ortostática, sendo a fita posicionada no plano horizontal, ao nível do ponto de maior circunferência da região glútea.
A razão cintura-quadril é obtida através da seguinte fórmula:
RCQ = Circunferência da Cintura (cm)
Circunferência do Quadril (cm)
TABELA 1. Normas para a classificação da Razão Cintura-Quadril nosexo masculino.
IdadeBaixoModeradoAltoMuito alto
Até 29< 0,830,83 – 0,880,89 – 0,94> 0,94
30-39< 0,840,84 – 0,910,92 – 0,96> 0,96
40-49< 0,880,88 – 0,950,96 – 1,00> 1,00
50-59< 0,90,90 – 0,960,97 – 1,02> 1,02
>59< 0,910,91 – 0,980,99 – 1,03> 1,03
Fonte: Heyward e Stolarczyk (1996) apud Pitanga (2005).
TABELA 2. Normas para a classificação da Razão Cintura-Quadril nosexo feminino.
IdadeBaixoModeradoAltoMuito alto
Até 29<0,710,71 – 0,770,78 – 0,82> 0,82
30-39< 0,720,72 – 0,780,79 – 0,84> 0,84
40-49< 0,730,73 – 0,790,80 – 0,87> 0,87
50-59< 0,740,74 – 0,810,82 – 0,88> 0,88
>59< 0,760,76 – 0,830,84 – 0,90> 0,90
Fonte: Heyward e Stolarczyk (1996) apud Pitanga (2005).
Na prática, uma relação superior a 1,0 para os homens e 0,85 para as mulheres é indicativo de risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas.

terça-feira, 24 de julho de 2012

SEU FILHO COME LEGUMES?














Por volta dos 2 anos a criança passa a estranhar alguns alimentos, essa também é a fase em que começa a exercitar a fantasia. Então, por que não fazer da hora da comida um momento de imaginação? Conte histórias e faça jogos para estimulá-los a comer. Uma simples receita de macarrão com legumes pode virar uma poção mágica e as crianças podem se divertir (e comer melhor) se forem desafiadas a adivinhar o conteúdo de cada colherada. Deixe a criança brincar com os alimentos e convide-a a participar da feira semanal e do preparo dos pratos. Ver que a cenoura é cor de laranja, sentir a textura de sua casca, comprá-la e observar a preparação dela, pode despertar o interesse pela até então desconhecida e rejeitada raiz. Variar nos cortes, na preparação e na apresentação também pode ajudar (corte em rodelinhas, cubinhos, faça ralado e varie entre o cozido e legume cru). Se a criança não come brócolis refogado, tente fazer bolinho de brócolis ou colocar a verdura no arroz. Outra pedida é o feijão com beterraba. “ Dra Vanessa e o macarrão instantâneo faz bem?”  Muitas pessoas me perguntam isso no consultório....Eu sempre respondo: - Depende de como você prepara. Jogue o saquinho do tempero FORA,  e acrescente requeijão, orégano e cenoura ralada por exempo. A criançada adora! Outra dica é fazer tora de frango cm legumes tudo misturado, eles comem sem saber. Muitas crianças podem rejeitar cenoura cortada em rodelas, mas gostar de comê-las em palitinhos. E um prato com uma carinha desenhada com os alimentos é bem mais atraente do que a disposição simples da comida. Deixar a criança fazer bagunça também faz parte... Os pequeninos que se lambuzam com a sopa e aos pouquinhos vão comendo, não devem ser chamados atenção. "Nunca castigue seu filho caso ele rejeite determinado alimento. Isso fará com que a criança tenha uma experiência negativa por aquele alimento, associando-o a uma coisa ruim".



terça-feira, 17 de julho de 2012

O QUE A OBESIDADE FAZ COM VOCÊ e o que a Reeducação alimentar te ajuda:


NÃO É MILAGREEEE É NUTRICIONISTA JUNTO COM PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUINDO PARA O SEU BEM ESTAR!!Aposte nesta ideia de qualidade de vida!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROGRAMAS NAS RÁDIOS: ACOMPANHE TODA QUARTA E QUINTA FEIRA


TODA QUARTA FEIRA ÀS 9:30H - Programa na ponta da Língua: José Luiz Dias e Dra Vanessa Nutricionista - Tema: Dicas de Saúde




TODA QUINTA FEIRA ÀS 13H - Programa com Cláudia Moura e Dra Vanessa Vasconcelos Nutricionista - toda quinta falando sobre OBESIDADE. 

PARTICIPE !!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

GENGIBRE: EMAGRECEDOR NATURAL


Gengibre, um fortíssimo aliado na luta contra a balança. “Ele tem ação termogênica que ajuda a transformar as calorias em energia para o seu corpo”. O gengibre ainda melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. Dá uma “turbinada” no seu ânimo, ótima pedida nas tarde de trabalho, por exemplo. Quem tem enjoos, enxaqueca, gripes, gastrite ou úlceras tem nesta planta um forte aliado. Ajuda também na digestão. Agora nas festividades juninas encontramos muito essa raiz na forma de quentão. Contudo ele leva álcool e mel, e se torna mais calórico. Mas a forma ideal de seu consumo é em forma de chá no inverno. No verão, pode ser usado como mistura em suco. E,  possui também outras forma de utilizá-lo como: em tempero de carnes, na forma de farinha de gengibre, entre outras. Procure sempre orientação de um nutricionista para seu consumo, pois é um alimento forte e deve ser consumido com moderação. Já recomendei a muitos paciente e já obtive bons resultados. Mas é importante considerar que cada pessoa é diferente da outra e cada caso, um caso. E em algumas situações pode-se aliar o gengibre a outros alimentos que possuem esse efeito emagrecedor e também a suplementos específicos sem efeitos colaterais. E o principal é comer de tudo, mas fazendo sempre a reeducação alimentar. Experimente! Melhore sua alimentação e procure a solução no poder dos alimentos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

COMO MANTER O PESO NO INVERNO



Devido às baixas temperaturas, é comum o aumento na ingestão de alimentos e o pior é o desânimo e a preguiça de levantar cedo para ir para a academia ou caminhar pela manhã. Mas o inverno não é desculpa para o ganho de peso, e o ideal é manter a rotina e continuar com as atividades físicas. Nesta época temos mais vontade de consumir alguns alimentos como: chocolate quente, fondue, massas e outras delícias que fazem parte desta estação. Porém não podemos nos esquecer que todas essas preparações são muito calóricas e resultam no ganho de peso.
Ter cuidado com pratos calóricos, na quantidade que ingerimos e o horário que se come é a primeira coisa que devemos ter mais atenção!
SEGUEM ALGUMAS DICAS:

· Fracione sua alimentação em 5 a 6 refeições por dia. Não "pule" refeições; desta forma, não correrá o risco de comer em excesso na próxima refeição;

· Para esquentar o corpo, os alimentos quentes (sopas, chás e frutas cozidas com canela) são sempre bem vindos, pois além de aquecer o corpo, causam a sensação de saciedade;

· Abuse de chás nesta época e com pouco açúcar. Não esqueça também da água que é importante em qualquer época do ano.

· Ao consumir chocolate quente, prepare-o com leite desnatado e achocolatado light;

· À noite sopas e caldos são uma boa opção. Só evite o excesso de batata, mandioca e macarrão.

· Ao consumir foundues, dê preferência ao foundue de queijo preparado com leite desnatado e queijos magros. Sirva-o com legumes como cenoura, pepino, cogumelos, etc. Os foundues de chocolate devem ser preparados também com leite desnatado, chocolate light e servido com frutas diversas.

· Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de alimentos ricos em fibras: as frutas, verduras, legumes e cereais integrais (pães e arroz integrais, aveia, farelo de trigo, granola, etc); 

· Ao consumir massas, prefira com molhos de tomate, pois o molho branco é mais calórico.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PTS - PROTEÍNA DE SOJA TEXTURIZADA


Você já ouviu falar nesta sigla? Quem é vegetariano utiliza muito essa “carne de soja”. A Proteína Texturizada de Soja é um produto pré-cozido que provêm de grãos de soja processados. Fonte de proteínas, ferro, cálcio e sais minerais, possui baixíssimo teor de gordura e é considerado um alimento versátil, pois substitui a carne em molhos, almôndegas, strogonoffs, recheios e sopas. Indicada para quem tem problemas de colesterol elevado, e também possui um ótimo preço se comparada com a carne bovina ou de frango e seu rendimento é de 3 vezes mais. Mas atenção somente a proteína de soja não substitui a carne e deve ser suplementada vitamina B12 no caso de pessoas estritamente vegetarianas. É bom lembrar também que para que o sabor fique adequado é importante hidratar a PTS e depois retirar o excesso de água. O sabor fica mais agradável se adicionados condimentos como cebola, cebolinha, alho, tomate e pouco sal. Bom apetite!
RECEITA STROGONOFF DE SOJA


Ingredientes

Serve: 4 PESSOAS
·         1 1/2 xícara de PTS em cubos
·         2 litros de água morna (para hidratar a PTS)
·         1/2 colher (sopa) de azeite
·         6 tomates maduros sem pele e sem semente batidos no liquidificador
·         1 colher (chá) de sal
·         1 dente de alho picado
·         1 cebola picada
·         2 xícaras de água
·         1/2 colher (sopa) mostarda
·         50 g de champignons
·         1 xícara de palmito fatiado
·         200 g de creme de leite LIGHT


Modo de preparo

Hidrate a PTS na água morna por 15 minutos. Escorra e aperte bem a PTS com as mão para extrair o máximo de água possível. Reserve. Esquente o azeite e refogue nele a cebola e o alho, os tomates batidos e o sal. Junte a água e a PTS hidratada e cozinhe por 20 minutos. Acrescente o caldo de tomate, a mostarda, o champignon e o palmito. Deixe cozinhar até o molho engrossar, uns 5 minutos.Retire a panela do fogo e acrescente o creme de leite, mexa e sirva a seguir.
Sugestão para servir
Sirva com arroz branco ou integral e batata palha.
Modo de preparo
Prep: 20 min | Cozimento: 30 min

sexta-feira, 23 de março de 2012

NUTRIÇÃO FUNCIONAL


Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as suas células e os nutrientes. Em vez de se limitar à prescrição de dietas de alimentos tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença em outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes. Se a pessoa reclama de queda de cabelo, cansaço, unhas quebradiças ou está com sobrepeso, estes são apenas algumas das reclamações que mais chegam no consultório. Às vezes a perda de peso ou adequação dos nutrientes não “funciona” pois existem alguns contaminantes ambientais que ingerimos sem saber que possuem hormônios e até causam redução da quantidade de espermatozóides em homens. Aliada também a ortomolecular conseguimos reverter e melhorar essas queixas. O organismo de cada pessoa é um ecossistema que precisa estar equilibrado, e isso ocorre de acordo com a atuação dos nutrientes em cada uma das trilhões de células. Estudos mostram como a “inflamação celular”, causada por uma reação desarmônica aos nutrientes, estaria na origem de várias doenças, dentre elas a obesidade e o diabetes. Trabalhos científicos comprovam que a ocorrência das doenças crônicas da vida moderna está relacionada a uma combinação de dieta inadequada, suscetibilidade genética e exposição a agentes e poluentes ambientais. Da mesma forma, outros problemas “menos graves”, como o cansaço e a sensação de falta de energia, resultam do “estresse oxidativo”, também relacionado ao desequilíbrio nutricional. Você pode começar a ficar preocupado se não consome frutas, legumes e verduras diariamente e principalmente: “Hoje você já foi ao banheiro? Já evacuou? Tem o intestino funcionando diariamente? Está tomando pouca água e sua urina está mais amarela escura do que amarelo claro?” Previna-se ,..TOME CUIDADO E PROCURE UM NUTRICIONISTA! “Que seu remédio seja o teu alimento e que seu alimento seja o seu remédio” – Hipócrates – Pai da medicina.

terça-feira, 6 de março de 2012

ALIMENTAÇÃO DA MÃE EVITA CÓLICAS NOS BEBÊS



A partir de uma semana de vida, os bebês podem começar a ter crises de choro que duram horas e horas. O choro pode estar relacionado à presença de gases na barriga, mas muitas vezes não dá para identificar a causa.

A cólica é muito comum, e pode ser desesperadora para a família, principalmente porque todos estão se adaptando à nova vida com o bebê. O alento é que ela não é grave e costuma ir embora quando o bebê tem 3 ou 4 meses.

Algumas vezes, a partir de 1 mês de idade, a cólica fica menos frequente ou menos intensa.

Alguns alimentos devem ser evitados como: o leite de vaca, o chocolate, repolho, brócolis, couve - flor, cebola, repolho e carne vermelha.

O consumo de leite e derivados manteiga, iogurte e também o chocolate em excesso pela mãe pode causar gases no bebê. Os legumes como brócolis, couve flor, repolho e cebola são da família das cruscíferas e são além de nutritivos formadores de gazes intestinais. Quem amamenta deve principalmente restringir sua ingestão. E as carnes vermelhas por serem digeridas lentamente podem ocasionar gazes. E por fim as leguminosas como feijão, lentinha, grãos e fava também são formadoras de gases.


Então tanto na alimentação da mãe que está amamentando seu filho, e depois quando a criança já está comendo legumes evitem esses alimentos para que esse desconforto gástrico não deixe a criança irritada.


A partir de uma semana de vida, os bebês podem começar a ter crises de choro que duram horas e horas. O choro pode estar relacionado à presença de gases na barriga, mas muitas vezes não dá para identificar a causa.

A cólica é muito comum, e pode ser desesperadora para a família, principalmente porque todos estão se adaptando à nova vida com o bebê. O alento é que ela não é grave e costuma ir embora quando o bebê tem 3 ou 4 meses.

Algumas vezes, a partir de 1 mês de idade, a cólica fica menos frequente ou menos intensa.

Cientistas tentam achar uma explicação certeira para a cólica do recém-nascido há mais de 50 anos, sem sucesso. Ainda não se sabe exatamente o que provoca a cólica.

Uma das hipóteses mais fortes é a de que o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, o que faz a barriga doer em reação a algumas substâncias do leite materno ou do leite artificial. As contrações intestinais do bebê estariam "desorganizadas".


Outras possíveis explicações são:


  • O sistema nervoso do bebê ainda não amadureceu e fica sensível demais



  • O bebê sente dor porque tem dificuldade de expelir gases



Outra indicação é que o fumo durante a gravidez ou o convívio com alguém que fuma podem predispor a criança a ter cólica.


DICA GERAL: ALIMENTAÇÃO COLORIDA, INTERCALAR A CARNE BRANCA COM A VERMELHA, TOMAR CUIDADO COM OS ALIMENTOS CITADOS ACIMA. Mas não tenha medo de se alimentar e cuide-se!