Festa junina, julina, fogueira, friozinho e muita barraquinha de quermece...Com o frio a fome aumenta e precisamos manter o corpo aquecido. Nesta época de festas o valor calórico dos alimentos é mais elevado, devido aos doces, canjicas, paçocas e outros comumente consumidos. Por isso cuidado com as quantidades, porém alguns são ricos em alguns nutrientes. Veja:
- Amendoim (pé-de-moleque, paçoca): é o 2ª maior alimento produzido no mundo e apesar de ser classificado como um tipo de noz, é considerado uma leguminosa rica em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. No entanto, 100g deste nutritivo alimento possui nada menos que 500kcal!!!! Portanto, se não quiser engordar, manere na quantidade.
- Milho (canjica, fubá, pipoca são alguns de seus derivados): é um dos alimentos mais utilizados no Brasil destacando-se por elevado teor de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras. Em todas as regiões do Brasil há, pelo menos, um prato típico preparado com ele.
- Batata doce: é uma excelente fonte beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, este tipo de batata apresenta quase a mesma quantidade de amido que as demais.
- Arroz doce: destaca-se por seu elevado poder energético.
- Pinhão: são sementes ricas em proteínas, minerais e vitaminas, além de serem ótimas fontes de ácidos graxos essenciais, cálcio e magnésio.
- Gengibre: sempre acompanhado do quentão nas festas juninas, é uma raiz muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios e congestão de resfriados. Seu sabor picante é um dos atrativos de seu consumo.
- Vinho: conhecido por seu poder antioxidante.
Coma com moderação e não abuse. Assim você aprecia as festas e não ganha os temidos quilinhos a mais. Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário