terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ALIMENTAÇÃO PARA CAIR NA FOLIA



Primeiro passo de todo folião: HIDRATAÇÃO. Beber muita água, água de coco, sucos de frutas e chás naturais gelados como de camomila, erva-doce e hortelã é a recomendação principal para aguentar o tranco. Os mais animadinhos podem apostar ainda em bebidas isotônicas ou repositores hidroeletrolíticos que repõem sódio, potássio e carboidratos no organismo (mas cuidado se você for hipertenso, estas bebidas vem com grandes concentrações de sódio e potássio). Evite líquidos diuréticos como mate e ice tea, que não auxiliam na hidratação adequada do corpo, bem como refrigerantes, que contêm excesso de açúcar e corantes artificiais. Bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, também são grandes vilãs da saúde na folia. Mais do que nunca vale a máxima "beba com moderação". 

Antes de sair de casa para cair na folia, capriche na alimentação. Legumes e verduras, que contêm vitaminas, minerais, água e fibras, devem fazer parte do almoço e do jantar, bem como as frutas (de sobremesa). As massas (ainda mais se forem integrais) também são recomendadas por serem fonte de energia, que por sinal é bastante necessária para pular Carnaval. Mas atenção: nada de molhos gordurosos à base de creme de leite, maionese e queijos amarelos. Os grãos também podem ir para o prato, como o feijão e a ervilha. Para completar, proteínas magras (frango sem pele ou peixe cozidos ou grelhados com pouco óleo). Um boa pedida também são: clara de ovo, queijos brancos e proteína da soja. Evite os pratos gordurosos e pesados, tipo feijoada, carne suína e rabada, uma vez que são de digestão mais lenta. Picolé de fruta ajuda também a refrescar, escolha opções como tangerina, abacaxi, goiaba, manga, etc (cuidado com o sabor de limão que ao sol pode manchar suas mãos). Ou um copo de açaí para dar aquele gás!!

Entre um sambinha e outro, não se esqueça, além de ingerir bastante líquido, de fazer um lanchinho leve(pelo menos de 3 em 3 horas ou em um intervalo não muito maior que 5h, pois isso evita a queda da glicose e da pressão). Boas opções são sanduíche de blanquet de peru com queijo do tipo minas, ricota ou cream cheese no pão integral, frutas (in natura ou desidratadas) e barrinhas de cereal. Agora, é só curtir a folia e vamos com muito samba no pé!!Bom carnaval!!!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BOLO DE CEREAIS INTEGRAL E DIET



Diabéticos devem utilizar apenas produtos zero ou diet. Pois não contém açúcar. Mas nada impede de terem uma vida com muito sabor. Confira a receita de bolo com cereais. Este eu mesma fiz agora no dia 07 de fevereiro no aniversário dos 94 anos do meu avô. E como minha avó é diabética a neta nutricionista tem que caprichar!!!Como só foi o pessoal de casa mesmo, fiz o bolo menor e em forma vazada. Mas pode ser feito também em forma redonda.


Bolo com Cereais Integral da Dra Vanessa Nutricionista

Ingredientes:
03 ovos
1 colher de sopa (cheia) de margarina light
1/2 meia xícara de adoçante forno e fogão Tal e Qual
3 xícaras de farinha de trigo integral (sendo 2 xícaras de farinha de trigo integral e 1 xícara de aveia ou granola diet ou Neston).
200ml de leite desnatado
1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE FAZER:

1) Bata os ovos em uma batedeira, depois acrescente a margarina, torne a bater e por último misture com o adoçante.
2) Acrescente a farinha (2 xícaras) com mais 1 xícara do cereal que escolher (aveia OU granola diet Ou Neston) e os 200ml de leite desnatado ou o quanto baste para a massa ficar molinha.
3) Por último acrescente o fermento em pó. Unte uma forma e asse em forno médio 200 graus por aproximadamente 40 minutos.

DICA: Para o recheio usei 1 lata de leite condensado DIET e coco ralado sem açúcar. Na cobertura também coloquei o leite condensado DIET, salpiquei com coco ralado sem açúcar e acrescentei cereal diet.

Bom apetite!!!Não exagere só por que é diet!!!!!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ALIMENTOS RICOS EM ÀGUA





Os alimentos ricos em água são aqueles que possuem em sua composição mais de 70% de água como a melancia ou a alface por exemplo. Os legumes, frutas e verduras são alimentos naturalmente ricos em água e devem ser consumidos por todos. Segue alguns exemplos na Tabela abaixo.


Os alimentos ricos em água devem ser consumidos ao longo de todo o ano, especialmente no verão, quando o calor aumenta a transpiração, reduzindo a quantidade de água no organismo.  Para evitar a desidratação nos dias mais quentes e secos deve-se ingerir uma média de 2,5 litros de água por dia. Deve-se também incluir na dieta mais saladas cruas a base de alface, cenoura, rúcula, repolho, tomate e abobrinha, e frutas ricas em água, como por exemplo, melancia, melão, abacaxi e goiaba. Já os  alimentos ricos em água e sais minerais como as frutas cítricas e os frutos do mar, além de ajudar na hidratação do organismo também têm uma função reguladora contribuindo para equilibrar os estímulos nervosos, o ritmo cardíaco e a atividade metabólica. 

Os principais sais minerais do corpo são o sódio, magnésio, fósforo, cálcio, cloro, potássio, ferro e iodo. São bons exemplos de alimentos ricos em água e sais minerais:
  • Água de coco;
  • Verduras como o espinafre;
  • Frutas como banana e frutas cítricas como laranja e tangerina;
  • Feijão e ervilha;
  • Peixes e frutos do mar.
Os alimentos ricos em água e sais minerais em geral são baixo em calorias e muito nutritivos sendo uma boa opção para levar uma dieta mais saudável.